Dá pra confiar nos aplicativos de tabelinha(período fértil)?

Hoje a gente escolheu unir o assunto tecnologia com sexualidade! Um assunto que é desconfiança comum de várias garotas! Métodos contraceptivos e aplicativos de tabelinha do período fértil!
A primeira questão é da Luana de 18 ano:

“Eu namoro há 2 anos e a gente pretende transar sem preservativo, posso pra confiar apenas nos aplicativos de tabelinha?”.

Luana, a primeira coisa que eu digo para vocês é, será que realmente compensa deixar preservativo de lado? Vocês já estão acostumados com ele! Precisa mesmo abandonar a camisinha?

Se essa for uma decisão de vocês, têm que considerar alguns preocupações.

Primeiro tem que ir antes ao médico realizar testes, saber se está tudo em ordem, se qualquer dos dois vai por acaso passar uma infecção para o outro.

E depois se deixar a preservativo de lado tem que ter um aliança de lealdade, a gente apenas vai fazer sexo entre nós, ou se por acaso ocorrer alguma coisa fora do relacionamento, tem que usar preservativo com esse terceiro indivíduo.

Aplicativo de Tabelinha Menstrual funciona?

Tela de um app de período fértil
Tela de um app de período fértil

Falando de tabelinha, pode confiar? Eu vou até esclarecer pra você como funciona, porém não pode pra confiar na tabelinha! Eu não te recomendo utilizar apenas tabelinha. E por quê?

Tabelinha usa um cálculo, a ovulação ocorre 14 dias antes da data da menstruação; por isso se você menstruou no dia 30, significa que 14 dias antes você ovulou, você ovulou no dia 16, três dias antes e três dias depois é o que a gente chama de período fértil, por isso vai do dia 12/13 até o dia 17/18 daquele mês neste exemplo que eu dei.

A complicação é que a data da menstruação pode modificar, elementos emocionais são capazes de interferir, várias meninas no início da sua vida sexual possuem oscilações hormonais importantes, e isso pode levar com que a data da menstruação e a data da ovulação mudem a cada mês.

Tem que prestar bastante atenção, muita vezes seu namorado encontra uma receita de viagra caseiro e acaba ficando com muita vontade de transar, e pode acontecer a relação justamente no período fértil. Por isso se eu fosse você só na tabelinha eu não confiaria, eu pensaria em um método mais infalível, mais confiável, que são os métodos hormonais, e entre eles o mais comum é a pílula anticoncepcional.

Uso da pílula de dose hormonal baixa pode ser a solução

E por expor em pílula anticoncepcional, tem a segunda confusão que a gente selecionou aqui, que é da Tereza de 24 anos e questiona pra gente o seguinte “É verdade que existe pílula com dose mais baixa de hormônio?”.

Tereza bem legal a tua dúvida! E ela auxilia a gente a ilustrar algumas coisas sobre pílula anticoncepcional; pílula de baixa dosagem é bem legal, ela pode ser usada por garotas; os ginecologistas tem tido essa propensão de prescrever pílula de dosagem mais baixa de hormônio para as garotas, e o grande triunfo é que produzem pouco efeitos colaterais.

Menos náusea, menos enjoo, menos acne, menos essa percepção de acúmulo de líquidos no corpo, menos dor de cabeça, tudo isto ocorre visto que a dose de hormônio é menor.

Lembrando que ela é tão segura quanto as pílulas de dosagem mais alta.

Como tomar pílula para evitar gravidez
Muitas mulheres não tomam a pílula corretamente

Agora só tem um probleminha, como a dose de hormônio é mais baixa, não pode esquecer de ingerir todos os dias e constantemente no mesmo horário, se retardar mais de 6 /8 horas no mesmo dia, a pílula já pode dissipar sua eficiência. Portante se você planeja um festa super especial de sexo com seu amor, toma um remédio para desejo feminino e aumenta sua libido, fique atenta para tomar as pílulas sempre no horário correto para evitar gravidez indesejada.

É isto aí, curtiu as respostas? Então galera, se você tem uma questão manda pra gente pelo comentários do site ou pelo formulário de contato, quem sabe na semana que vem a gente responde à sua pergunta!

E por favor conta pros seus amigos e amigas sobre esse artigo, ajude a divulgar!