Tendências no Marketing de Afiliados Para 2019!

Vamos conversar sobre tendências do marketing digital para 2019, especialmente sobre marketing de afiliados!

Muita gente estava me pedindo para escrever esse artigo, por isso vou experimentar fazer previsões do que eu acho que vai ocorrer, do que eu acho que vai continuar e do que acho que vai mudar no mercado.

Eu vou dividir por redes sociais, e oferecer um resumo geral de cada. Lembrando que vou expor minha avaliação pessoal, algumas coisas são capazes de ocorrer, outras coisas podem não ocorrer. Eu tenho alguns anos de experiência, comecei em 2012, então acredito que minha opinião tem valor.

Facebook

Vamos começar pelo Facebook!

A parte de um anúncio pago no Facebook acredito que vai seguir funcionando bem, assim como constantemente funcionou, visto que o perfil do Facebook é muito bom.

Eu acredito que esse ano vai ser forte para as pessoas utilizarem muito a demanda de Chatbot, que são os robôs de mensagem automática no Facebook. Se bem configurado, pode realizar muito coisa, apresentar diversos produtos no funil, e o robô reduz bastante os riscos de bloqueio de conta, por isso eu acredito com convicção que Chatbot é uma tendência forte em 2019.

Já o Facebook orgânico, que você divulga seus link gratuitamente eu acho que vai cair o alcance cada vez mais. Na ocasião em que eu comecei na internet, eu iniciei fazendo anúncio em grupo no Facebook, meu primeiro mês de resultados eu fiz aproximadamente R$ 2 mil em 2013, com postagem em grupo, em seguida eu peguei esse dinheiro e apliquei em anúncios pagos. Até hoje também dá pra realizar venda com organicamente postando em grupo, porém a cada dia vai ficando mais complicado, portanto eu não recomendo.

Eu acredito que o Facebook atualmente está em fase de enfraquecimento, ele já teve um ciclo melhor, eu por exemplo não utilizo mais o Facebook, prefiro o Instagram, acho que com o passar dos anos os usuários migraram do Facebook para o Instagram.

Instagram

Instagram eu acredito que será a principal rede de anúncios pago de 2019, e o melhor é que a plataforma para criar os anúncios é a mesma do Facebook, o que facilita a vida dos afiliados e produtores.

Acredito especialmente nos “Stories”, visto que cria a impressão de que a pessoa está falando com você, é bastante pessoal, por isso converte muito bem.

Se você ainda não realizou venda, um boa opção é investir em anúncio no Instagram ou em Digital Influencer (vou falar mais abaixo) usando Stories. Suas chances de realizar sua primeira venda e escalar seu negócio vendendo bastante no Instagram são boas.

Recentemente eu indiquei para uma leitora do ramo de moda feminina onde comprar roupas para revender, após encontrar os fornecedores e peças que ela desejava, começou a fazer divulgação usando stories no Instagram de meninas com bastante seguidores mas não tão famosas; elas até aceitaram fazer divulgação sem cobrar nada, apenas ficando com 2 peças de roupa. A conclusão foi que as vendas desta leitora triplicaram apenas utilizando esta técnica, portanto Instagram + Pequenas Influenciadoras é algo que você deve olhar com muito carinho.

E organicamente, se você tiver um perfil grande, passar tempo cuidando do seu perfil, postando conteúdo, acho que igualmente vai permitir realizar muita venda com o Instagram. Mas nesse caso é mais trabalhoso e exige tempo de dedicação.

YouTube

O YouTube organicamente acredito que dá pra vender bastante, especialmente canais com anúncios virais, por exemplo, notícias virais, política, Big Brother, esportes, futebol, etc. Tudo que envolve esses conteúdos que brasileiro aprecia bastante costuma gerar muita visualização, e você acaba fazendo muita venda.

Você pode trabalhar no YouTube, tanto dessa forma, montando um canal desse tipo; ou fazendo vídeos review, vídeos falando sobre um produto, para experimentar ranquear para a palavra-chave e fazer vendas. Essa é uma das formas que mais vende também.

Anúncios pagos no YouTube através do Google Ads também é ótimo se você anunciar da forma correta, continua sendo uma excelente maneira de anunciar e lucrar na internet.

Google – SEO e Ads

E o Google, com os “mini-sites” continuamente vai ter êxito, o que funciona para o Google é você criar mini-sites para ranquear para a palavra-chave de algum curso vendido na Hotmart/Monetizzze, ou pra ranquear para palavra chave do nome do autor, além de algumas variações; essa é a principal tática ensinada pelo empreendedor digital João Pedro, mostrando que o Programa Novos Ricos funciona mesmo! O que explica isso é que no momento em que um usuário buscar essas palavras no Google, ela já está bastante interessado em adquirir o produto, acaba entrando em seu site e você acaba fazendo a venda.

Anúncios pagos pelo Google Ads também vai seguir funcionando, se você fizer da maneira correta vai vender muito. Portanto em relação ao Google acredito que não vai modificar muita coisa comparado aos últimos anos.

WhatsApp

WhatsApp eu estou com muita esperança, pois em 2018 já deu uma melhora ótima com a versão WhatsApp Business. Eu acredito que vai melhorar cada vez mais; espero que um dia seja possível automatizar muita coisa no WhatsApp, como montar listas, e realizar as mesmas coisas que a gente faz com e-mail marketing.

Para você ter um ideia do potencial do WhatsApp, vamos falar de números. No e-mail marketing a taxa de abertura é de 10%, de clique de 2%; já no WhatsApp, a taxa de abertura é de 90%! Por isso o dia que o WhatsApp desbloquear funções automatizadas, quem trabalha com marketing digital vai conquistar muita grana, e eu acho que isso vai acabar acontecendo uma hora ou outra.

Claro que muitas dessas funções serão pagas, assim como os donos do WhatsApp fizeram com as outras redes do grupo. Mas mesmo pagando vai valer bastante a pena, visto que as taxas de abertura são imbatíveis.

Digital Influencer

Para 2019 acredito que contratar “Digital Influencer” vai seguir funcionando bastante bem. Na ocasião em que eu comecei não existia esse negocio de digital influencer, e eu acho que hoje pra quem está começando é uma ótima maneira de fazer suas primeiras vendas.

Eu costumo falar que existem 2 tipos de digital influencer, aqueles que mostram a cara, que são marcas mesmo, como um youtuber conhecido; frequentemente é mais caro pagar essas pessoas para produzir um vídeo pra você, ou pra postar alguma coisa no Instagram, visto que eles já possuem bastante autoridade, todos cobram bem mais caro.

E tem aqueles que é um digital influencer, porém sem mostrar a cara, por exemplo canais de noticias, canais de conteúdos virais, que você pode pagar da mesma forma pra estar anunciando para você. E frequentemente esses são bem mais baratos, você vai necessitar de mais cliques com eles para realizar venda, mas vale a pena.

Quando você contrata um youtuber famoso pra postar alguma coisa, ele já possui uma audiência engajada, por isso tudo que ele indica o povo compra, portanto ele cobra mais caro. Agora no momento em que é um canal de notícias ou similares, vai ter necessidade de mais cliques, porém é bem mais acessível, é bem mais fácil barganhar o preço do anúncios.

Mercado no geral

Com relação ao mercado no geral eu acredito que vai seguir tendo muita gente ganhando dinheiro. E também tendo muita gente que não vai ganhar dinheiro, pelo motivo de que não trabalha, não se dedica, que não faz a coisa do jeito certo.

Vai ter muita gente entrando, o mercado tem muita coisa pra suceder, com o tempo o mercado vai se profissionalizando, os vídeos, os conteúdo, os funis, o que vai dificultar para os iniciantes.

Porém há um conceito base por trás do negócio digital que sempre continua inalterado, você deve focar em aprender esse conceito e se empenhar todos os dias por bastante tempo, vai chegar um momento que não vai mais ter aquela luta pra ganhar dinheiro, seu negócio vai estar tão bem estruturado, você terá tanto vídeo, tanto texto, tanto site, tantos links espalhados pela internet, que torna-se quase improvável você não ganhar muita grana.

Comece hoje

Procure começar o mais simples possível, apenas liga o telefone celular e grava algo sobre o seu nicho de mercado, se você não quiser mostrar-se pode gravar a tela do computador, ou criar apresentações em slides, possui diversas formas de executar, o que você não pode é ficar dando desculpas, você tem que iniciar o trabalho e fazer acontecer!

Eu adoraria de ter iniciado antes, visto que com firmeza hoje teria bem mais dinheiro, por isso quanto mais você adia pior é, comece!

Conclusão

Eu acredito que este é um dos melhores mercado para se trabalhar em 2019, vai seguir girando bastante dinheiro, eu investido nesse mercado, é o melhor mercado pra mim atualmente. Para pessoas com poucos recursos é ótimo pois você não necessita de muito investimento pra iniciar e o retorno tem potencial de ser gigantesco.

Qualquer questão escreva nos comentários, ficarei feliz em responder!

Use essas tendências em 2019, que no final do ano você vai estar ganhando dinheiro. Grande abraço e até mais!

1 thought on “Tendências no Marketing de Afiliados Para 2019!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *